Skip to main content
JN
6 Junho, 2022

E depois do adeus?

A TAP voltou a ser notícia na Região Norte por várias razões, todas elas negativas. A pior de todas foi, para lá do financiamento necessário, a reafirmação da desvalorização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mantendo insuficiência de rotas para a…
JN
25 Maio, 2022

Um Orçamento com equilíbrio

O Orçamento do Estado trouxe um conjunto de mensagens políticas do Governo e da Oposição, que mostram como o povo é sábio. O Governo apresentou um Orçamento coerente com o momento, adequado aos compromissos assumidos, sem diatribes que aqueceriam a…
JN
25 Maio, 2022

Fazer o que é preciso?!

A tomada de posse do novo Governo ficou marcada por duas ideias lançadas por Marcelo Rebelo de Sousa no seu discurso, preparado cirurgicamente para ser o assunto da quinzena. Uma das ideias consistia em presumir que António Costa poderia estar…
JN
5 Maio, 2022

Vida além das redes

O ataque feito a António Guterres por uma aparente inércia na abordagem à hedionda guerra de Putin contra a Ucrânia mostrou o efeito consolidado das redes sociais no pensamento e nos comportamentos sociais. É certo que a ONU já foi…
JN
28 Março, 2022

Dilemas da contratação

A abordagem ao reequilíbrio financeiro dos contratos públicos e à própria lógica da revisão de preços ganhou novo fôlego na atualidade. A elevada carga burocrática e processual da contratação pública pereniza os procedimentos administrativos muito para além do razoável. São…
JN
9 Março, 2022

O justiceiro de Dniepre

Em 2016, foi publicado um trabalho histórico de grande fôlego, da autoria do professor Ian Kershaw, da Universidade de Sheffield, intitulado "À beira do abismo", onde se explica a dimensão psicossocial das decisões de Hitler. De facto, o ditador alemão,…
JN
23 Fevereiro, 2022

A culpa do carteiro

Em 2007, foi publicado o regulamento europeu 1370 do Parlamento Europeu e do Conselho, que estabeleceu a obrigatoriedade de implementação das regras de mercado ao transporte coletivo, bem como a possibilidade de compensação financeira pública nas operações relevantes e deficitárias.…
JN
11 Fevereiro, 2022

A sabedoria das pessoas

As pessoas deram maioria absoluta a António Costa, contrariando as profecias mediatizadas. Na última semana, ouvimos uns coristas envelhecidos a proclamar o cheiro a poder. Por efeito das zaragatoas, confundiram o cheiro do poder pelo odor do podre. A gula…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mudar para onde?! (2)

As próximas eleições serão um dos momentos centrais da nossa vida coletiva. Implicam a noção do momento histórico que vivemos e dos seus desafios, a responsabilidade de sair de casa e fazer escolhas, a ultrapassagem de pequenos incómodos ou desilusões…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mudar para onde?! (1)

Estamos a caminho de um momento de escolhas políticas, desejavelmente alargado aos próximos anos, com estabilidade para o crescimento sustentável e humanista e para opções reformistas. Escolhas racionais, pensando no nosso futuro coletivo e no nosso país. Mas também escolhas…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mais Portugal, mais Europa

Os tempos atuais são desafiantes para o país e para a Europa. A pandemia colocou a nu o conjunto de equívocos históricos que foram prosseguidos, abrindo o flanco para os atuais incrementos de preços das matérias-primas e das matérias transformadas…
JNNotícias
10 Dezembro, 2021

Património mundial

Evoca-se, por estes dias, um quarto de século sobre a classificação pela UNESCO do Centro Histórico do Porto, da ponte Luiz I e da Serra do Pilar, em Gaia, como Património Mundial da Humanidade. Esta classificação foi o motor de…