Skip to main content
JNNotícias
7 Novembro, 2022

Populismos de circunstância

Os últimos anos têm demonstrado a centralidade dos fundos europeus e das negociações europeias para a conformação dos investimentos nacionais. É assim em Portugal, como nos demais países da Europa. Importa, por isso, assumir a importância das negociações de fundos…
JNNotícias
12 Outubro, 2022

Desenvolvimento a alta velocidade

Assistimos ao anúncio da linha de alta velocidade (AV) Porto-Lisboa, cuja obra começa a Norte. É uma peça fundamental da estrutura de transportes, com as linhas de metro, e marca a lógica de rede articulada e intermodal dos transportes metropolitanos…
JNNotícias
7 Setembro, 2022

As respostas à crise da Europa

O momento atual tem gerado angústias e incertezas às famílias e às empresas. A crise não será episódica e vai prolongar-se, com prejuízos sérios para os países europeus e até para os seus governantes. Não me parece descabido pensar que…
JNNotícias
18 Agosto, 2022

A f(r)atura social

A valorização dos direitos sociais exige, pelo menos, dois requisitos. Por um lado, devem ser percecionados como socialmente justos e relevantes; por outro lado, devem ser avaliáveis, quantificados, coisa que temos muitas dificuldades em fazer quando o princípio é a…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mudar para onde?! (2)

As próximas eleições serão um dos momentos centrais da nossa vida coletiva. Implicam a noção do momento histórico que vivemos e dos seus desafios, a responsabilidade de sair de casa e fazer escolhas, a ultrapassagem de pequenos incómodos ou desilusões…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mudar para onde?! (1)

Estamos a caminho de um momento de escolhas políticas, desejavelmente alargado aos próximos anos, com estabilidade para o crescimento sustentável e humanista e para opções reformistas. Escolhas racionais, pensando no nosso futuro coletivo e no nosso país. Mas também escolhas…
JNNotícias
12 Janeiro, 2022

Mais Portugal, mais Europa

Os tempos atuais são desafiantes para o país e para a Europa. A pandemia colocou a nu o conjunto de equívocos históricos que foram prosseguidos, abrindo o flanco para os atuais incrementos de preços das matérias-primas e das matérias transformadas…
JNNotícias
10 Dezembro, 2021

Património mundial

Evoca-se, por estes dias, um quarto de século sobre a classificação pela UNESCO do Centro Histórico do Porto, da ponte Luiz I e da Serra do Pilar, em Gaia, como Património Mundial da Humanidade. Esta classificação foi o motor de…