Depois de várias semanas de interregno, volto a este espaço com o orgulho de ter conquistado, a 1 de outubro, uma vitória histórica em Vila Nova de Gaia. Com maioria absoluta na Câmara e na Assembleia Municipal e na totalidade das 15 juntas e uniões de freguesia, o PS conquistou a sua maior vitória autárquica de sempre em Gaia.
O maior orgulho que sinto, porém, não tem a ver com números. Mais importante é sentir que este grupo de trabalho trouxe à política muita gente que não confiava, que estava desiludida e que se congratulava, até, com a abstenção. Esse reforço de participação é, também, um legado da confiança, mas é sobretudo um dado que não podemos perder. O nosso país precisa de mais gente com confiança, a acreditar de novo na política local. E esta esperança tem de dar lugar à participação e ao reforço da cidadania. Gaia quer ser um farol para o país, a partir dos bons exemplos e das boas práticas.
Esta foi uma candidatura que começou nossa, é verdade. Mas foi apropriada pelo povo, pelos mais jovens, que voltaram a acreditar na política, pelos mais velhos, que saíram de casa com sacrifício, mas lembrando a conquista da democracia, e pelas classes médias, que perceberam que é possível construir um melhor nível de vida também a partir da política local.
A vitória expressiva com que os gaienses nos tributaram foi uma demonstração de crença na democracia, na boa política, na gestão rigorosa, no investimento inteligente e num novo ciclo de políticas de desenvolvimento sustentável. E esta vitória merecerá, em contrapartida, o meu e o nosso tributo aos gaienses, trabalhando cada vez mais, com todo o rigor, dignificando a política e as pessoas. Daqui resultará mais responsabilidade, mais trabalho, mais dedicação.

Eduardo Vítor Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Comentários