Skip to main content

Muito tem sido dito sobre Belmiro de Azevedo, mas uma das facetas porventura menos conhecida daquele que foi o maior empresário do pós-25 de abril em Portugal, que nos deixou a semana passada, é a dedicação a áreas como a educação. De facto, a Fundação Belmiro de Azevedo tem um projeto de reflexão e intervenção, intitulado EDULOG, que demonstra que a este grande empresário não eram alheios os destinos da educação que se faz em Portugal. Pretende-se com o EDULOG contribuir para uma educação de excelência, “para que o país possa semear hoje a sustentabilidade económica, social e cultural que torne Portugal menos vulnerável”, lê-se no agradecimento póstumo que o projeto endereça ao seu fundador no respetivo sítio da internet.
Belmiro de Azevedo afirmou acreditar que é o estímulo na aprendizagem pela escola que pode vir a ajudar a construir uma sociedade melhor. Belmiro dizia que foi o seu professor da primária que o “viciou em educação”!
Três palavras modelam o projeto EDULOG: pensar, atuar e renovar. Através deste projeto são concebidos novos modelos educativos, na tentativa de construir uma educação de excelência que seja capaz de ser o motor para o desenvolvimento integral de um país. O EDULOG inclui, também, um observatório da realidade e das práticas atuais da educação no nosso país. Tudo isto significa que Belmiro, a par de ter construído um império, manteve-se preocupado e atento, tentando contribuir para a vida pública com projetos inovadores. Agora que nos deixou, mantemos a esperança de manutenção e crescimento do projeto que pode ajudar gerações através de um novo olhar sobre a educação. Na semana passada, além de termos perdido uma figura fundamental da iniciativa privada em Portugal, perdemos um dos grandes viciados em educação!

Eduardo Vítor Rodrigues
Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Comentários
Eduardo Rodrigues

Author Eduardo Rodrigues

More posts by Eduardo Rodrigues